Origem da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo

 

A Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo é uma tradição comum aos dois concelhos que data do século passado e é um dos maiores eventos equestres nacionais. Após um interregno de mais de setenta anos, a tradição foi retomada em 2001, realizando-se no quarto domingo de abril.

Naquela época, os lavradores da Moita deslocavam-se ao Santuário da N.ª Sr.ª D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para serem benzidos e para pedirem boas colheitas.

Durante quatro dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, percorrem os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois Municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem, padroeira da Moita, que se junta, à chegada a Viana do Alentejo, à imagem de N.ª Sr.ª D’Aires.
Além do carácter religioso que está na génese do certame, a Romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes. Um evento que alia a fé com um ambiente ímpar e de camaradagem.

Promovida por uma comissão organizadora, constituída pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo foi distinguida, em 2011, com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição” e, em 2013, conquistou uma menção honrosa, na categoria eventos, dos Prémios “Turismo do Alentejo”.