Chegada a Viana do Alentejo
Para receber os muitos visitantes que todos os anos se deslocam a Viana do Alentejo no sábado para receber a Romaria, o Município prepara um programa de animação musical que, durante a tarde, antes da chegada dos romeiros, anima pontos específicos da Vila, nomeadamente o Largo 25 de abril, a Praça da República e o Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires. Com o objetivo de tornar a vila mais acolhedora, o Município de Viana do Alentejo em parceria com a Junta de Freguesia local, promove o Concurso de Janelas, Varandas e Montras Engalanadas, na chegada da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo. O concurso abrange duas zonas, o percurso da romaria e todos os arruamentos da vila, podendo os munícipes concorrer a duas categorias: melhor decoração de janelas e /ou varandas e melhor decoração de montra.
À chegada a Viana do Alentejo, a Romaria é recebida pelo Esquadrão a Cavalo da GNR que acompanha os romeiros até ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.
Um corneteiro e o carro andor marcam o início da coluna dos romeiros e acompanham o cortejo desde o seu início na Moita, até à chegada ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires em Viana do Alentejo.
Percurso em Viana
O 1º ponto de passagem é o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo.
O 2º ponto de passagem é o Largo 25 de Abril.
O 3º ponto de passagem é a Praça da República.
O 4º ponto de passagem é o Largo de S. Luís.
Neste local, a imagem de N.ª Sr.ª D’Aires aguarda a chegada da imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem que segue à frente da Romaria. Aí, após a receção aos romeiros, o cortejo segue para o Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires, apenas com a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem.
Mais tarde, a imagem de N.ª Sr.ª da Boa Viagem junta-se à imagem de N.ª Sr.ª D’Aires, na Igreja Matriz, para a procissão que se realiza à noite, pelas ruas da vila.
Na manhã de domingo realiza-se nova procissão em direção ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires com as imagens das duas santas, após o qual tem lugar o ponto alto desta romaria, a celebração da missa campal.