Romaria a Cavalo “com forte peso na economia” de Viana do Alentejo

A Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, que será retomada em abril após um interregno de dois anos devido à pandemia de covid-19, constitui um evento que, pelas suas características e dimensão, “tem um peso muito forte na economia local”, disse o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

Luís Miguel Duarte falava aos jornalistas na conferência de imprensa de apresentação da Romaria a Cavalo, realizada ontem, dia 3 de março, no antigo Picadeiro Real (Museu dos Coches), em Lisboa, iniciativa que contou ainda com a presença da secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e de representantes da comissão organizadora do evento, incluindo o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, o representante da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Rui Moisés, o representante da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, Miguel Almeida e o pároco da Paróquia de Viana do Alentejo, Abraão Mwaikafana.

Recordando tratar-se do retomar de uma “importante tradição”, com raízes seculares, Luís Miguel Duarte aproveitou a ocasião para enaltecer o património urbano, cultural, religioso e humano de Viana do Alentejo, garantindo que o concelho “estará pronto para receber todos aqueles que o queiram visitar”.

Por sua vez, a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, disse ser uma honra associar-se à Romaria a Cavalo, “uma antiga tradição que une as gentes [dos dois municípios] e o seu património cultural”. Considerado “um dos maiores eventos equestres nacionais”, a governante salientou ainda que o evento proporciona uma relação especial entre o homem e a natureza, reforçando a ideia de que o “património cultural representa as memórias de um povo”.

Já o presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, salientou “o regresso desejado à normalidade” de uma das grandes tradições que enche de orgulho o concelho da Moita.

Recorde-se que a XX edição do certame partirá da Moita no próximo dia 20 de abril, pelas 9h00, e a chega a Viana do Alentejo ocorrerá dia 23 de abril, pelas 17h30. Mais uma vez, romeiros de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição por caminhos de terra batida, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se junta, à chegada, à imagem de Nossa Senhora D’Aires. Além do caráter religioso, a Romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.

A Romaria a Cavalo foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição antiga que levava os lavradores da Moita a deslocarem-se, com os seus animais, ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *