Município de Viana promove potencialidades turísticas na BTL

O Município de Viana do Alentejo volta a marcar presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que irá decorrer de 11 a 15 de março, na FIL, em Lisboa.

Integrada na Turismo do Alentejo e Ribatejo, a participação do concelho de Viana do Alentejo visa promover as potencialidades turísticas do concelho, com vista a atrair um maior número de visitantes e turistas.

Dia 15 março, pelas 13h00, no espaço da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Município de Viana vai apresentar a XX Romaria a Cavalo que se realiza de 22 a 26 de abril, e que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo.

Esta romaria estabelece um laço entre as populações da Moita e de Viana numa tradição desde há muito associada às antigas rotas de transumância de gado. Uma romaria que alia o profano ao sagrado e que regista, a cada ano, mais participantes de vários pontos do país.

Recorde-se que a BTL é o maior evento de promoção turística realizado no nosso país e oferece aos profissionais a oportunidade de conhecer o mercado nacional e internacional. Nesta 32ª edição do certame que tem como destino nacional convidado o Porto e o Norte do país, a BTL oferece para o público em geral a oportunidade de escolher novos destinos de férias.

Transportes Romaria 2018

Partida da Romaria e Festa da Romaria

25 de abril, às 9:00h, na Igreja Paroquial da Moita

Partida da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo

 

É já no dia 25 de abril, pelas 9:00h, que centenas de romeiros, a cavalo ou em charretes, partem da vila da Moita, em direção a Viana do Alentejo, integrados na XVIII Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, que termina a 29 de abril.

Durante quatro dias, os romeiros vão percorrer os cerca de 150 km que separam estes dois municípios, por caminhos de terra batida, pela antiga “Canada Real”, estando prevista a sua chegada a Viana do Alentejo na tarde de 28 de abril. Apesar do caráter religioso na sua génese, nos dias de hoje, a Romaria assume uma vertente mais lúdica, de convívio entre os romeiros, que se deslocam de todo o país e do estrangeiro para participarem naquele que é já considerado o maior evento equestre do género a nível nacional.

Esta iniciativa é promovida por uma comissão organizadora, constituída pelas câmaras municipais da Moita e de Viana do Alentejo, Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.

 

Festa da Romaria: de 20 a 25 de abril, na Marginal da Moita

Para receber, em ambiente de festa, os romeiros que vão chegando à vila da Moita para a Romaria a Cavalo, a Câmara Municipal da Moita promove a Festa da Romaria, entre 20 e 25 de abril.

Esta Festa da Romaria vai contar com gastronomia (tasquinhas, fumeiro e doçaria), artesanato, divertimentos para crianças e animação musical, e realiza-se no dia 20 de abril, entre as 21:00h e as 24:00h, no dia 21, das 10:00h à 1:00h, no dia 22, das 10:00h às 24:00h, no dia 23, das 14:00h às 24:00h, no dia 24, das 14:00h à 1:00h, e no dia 25 de abril, das 9:00h às 24:00h.

 

Programa de animações da Festa da Romaria:

Sexta, dia 20

    21:30h – Atuação musical – David Rosa

Palco

Sábado, dia 21

                16:45h – Festival de Folclore da Região Caramela

                               Praça da República

 

19:00h – Missa Solene com a presença da imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem

                               Salão Paroquial

 

                20:00h – Cerimónia a cavalo de apresentação da Romaria

                                Ruas da vila da Moita: saída do Salão Paroquial – Rua São Sebastião – Rua João da Nova – Avenida Dr. Teófilo de Braga – Praça da República

                               – Rua Machado Santos – Rua São Sebastião – Avenida Marginal – chegada ao Pavilhão Municipal de Exposições

 

                21:30h – Atuação Musical

Banda do Zé Bacalhau

                               Palco

 

Domingo dia 22

21:30h – Espetáculo de Sevilhanas

Siempre a Bailar

                               Palco

 

Segunda, dia 23

21:30h – Atuação Musical

 Banda Musical do Rosário

                                Palco

 

Terça, dia 24

21:30h – Atuação Musical

 Fiesta Lusa

                                Palco

 

Animação de feira, pela Tuna mista Académica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal  – Semper T´unes

 

 

Para obter declarações, entrevistas ou qualquer outra informação adicional, contacte:

Gabinete de Informação e Relações Públicas

Câmara Municipal da Moita

Tlm: 912 214 692

T: 21 280 67 15

www.cm-moita.pt

www.facebook.com/cmmoita

Presidente da República apoia Romaria a Cavalo

O Presidente também sabe que temos Tradição à sua Espera – XVIII Romaria a Cavalo na BTL 2018.

 

Apresentação da Romaria a Cavalo – ERTurismo do Alentejo e Ribatejo

Apresentação da Romaria a Cavalo no espaço da ERTurismo do Alentejo e Ribatejo, na Bolsa de Turismo de Lisboa. De 25 a 29 de abril está aí mais uma edição do certame que liga os concelhos da Moita e de Viana do Alentejo.

Município de Viana do Alentejo adere ao Ano Europeu do Património Cultural 2018

Município de Viana do Alentejo adere ao Ano Europeu do Património Cultural 2018″ está hoje, dia 27 de março, em destaque na edição do Diário do Sul.